quarta-feira, 23 de junho de 2004

Coerência, por favor

Já repararam que há amigos que só se lembram de nós para nos mandar forwards com petições para salvar a Floresta Amazónica, os elefantes africanos e alguém que não sabemos quem é mas necessita urgentemente do nosso sangue? Eu também acho muito bem que nos preocupemos com a Natureza, com o equilibrio ambiental do nosso planeta e com a ajuda humanitária. Mas não será tão ou mais importante cuidar as relações de amizade que construímos ao longo de vários anos?
Eu já nem questiono que às vezes não temos tempo para mandar um email pessoal, a dar notícias ou a contar novidades que para o outro são tão importantes como dizer "gosto de ti", mas um forward com piada pode muito bem dizer "lembrei-me de que és meu amigo e achei que ias gostar", porque escolhemos mandá-lo para aquela pessoa.
Ser ecologista e reciclar, ser dador de sangue (que é um acto de generosidade sem limites), ajudar o próximo, são formas muito bonitas de demonstrar ao mundo como somos boas pessoas. Mas a bondade e a riqueza humana fazem-se de actos anónimos, dos quais não queremos gabar-nos!
Pensem um bocadinho antes de reenviar a centésima petição para a mesma pessoa, uma assinatura a mais não vai ser uma influência assim tão grande (e a pessoa pode sempre não assinar), mas esse reenvio pode provocar muita dor.