domingo, 22 de outubro de 2006

As coisas que fazemos

ou Post absurdamente acéfalo

Uma colega de Faculdade contou-me a determinada altura, que nos seus tempos de ensino secundário, se divertia a acrescentar as frases "de cú para cima" e "de cú para baixo", alternadamente, depois de cada pausa nos versos da poesia nacional. Ontem, deparei-me no Latrina Pública com uma actividade semelhante na forma ainda que não no conteúdo (eles alteram provérbios e com frases bastante mais hardcore), por isso, caro GV, aqui vão algumas das pérolas da literatura portuguesa devidamente conspurcadas (que me perdoem Florbela, Pessoa e Garrett) .
Ser poeta é ser mais alto de cú para cima, é ser maior de cú para baixo
Do que os homens de cú para cima! Morder como quem beija de cú para baixo!
É ser mendigo e dar como quem seja
de cú para cima
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor de cú para baixo! [...]
* * *
[...] E os que lêem o que escreve de cú para cima,
Na dor lida sentem bem de cú para baixo,
Não as duas que ele teve de cú para cima,
Mas só a que eles não têm de cú para baixo. [...]
* * *
[...] Não te amo de cú para cima, quero-te de cú para baixo: o amor vem d'alma de cú para cima.
E eu n'alma tenho a calma de cú para baixo,
A calma do jazigo de cú para cima.
Ai de cú para baixo! Não te amo de cú para cima, não de cú para baixo. [...]

6 comentários:

Latrina Pública disse...

E as tuas frases aplicam-se também a letras de canções:

MAFALDA VEIGA:
Pássaros do sul 'de cú para cima'
Bando de asas loucas 'de cú para baixo'
Trazem melodias p'ra cantar 'de cú para cima'
Às moças 'de cú para baixo'
Em noites de romaria 'de cú para cima'

ANDRÉ SARDET
Eu não sei o que me aconteceu 'de cú para cima'
Foi feitiço o que é que me deu 'de cú para baixo'
P'ra gostar tanto assim de alguém 'de cú para cima'
Como tu 'de cú para baixo'
Como tu 'de cú para cima'

E pronto, está instalado o pânico em Figuras d'estilo!!!!!!

mafaldinha disse...

LOLOLOL Ai o medo, o medo, o horror!!!

menir disse...

Aplaudo a iniciativa que me fez rebolar a rir... ;)

mir disse...

lol! delirante!!!

Anónimo disse...

Nunca pensei que pudesses...

mafaldinha disse...

Nao vos imaginava a rir desta "heresia", o que prova que nao conhecemos completamente aqueles que mais perto (do coraçao) temos. O GV fez-me o desafio e eu nao podia ficar aquém, nao é?

Pude, amiga, o certo é que pude... :P