quinta-feira, 1 de julho de 2004

Como um livro mudou a minha vida

Sempre que vou ao centro de saúde da minha área para marcar uma consulta saio de lá vermelha de raiva com a estupidez e falta de educação das funcionárias que lá trabalham. No entanto, hoje foi diferente e o motivo é simples: levava um livro de David Lodge na mão. Espreitando o título e o autor do meu livro, a funcionária diz-me baixinho - como se ali fosse proibido ser-se simpático e manter uma conversa com um utente - que já leu Lodge e que anda a ler os Sermões do Padre António Vieira. Respondo-lhe que os Sermões e a História do Futuro li na faculdade e ela olha para mim como quem vê uma pessoa admirável. Trocamos algumas impressões sobre Lodge, Vieira, Jacinto Lucas Pires e Jeffrey Archer e sorrimos uma para a outra, desconfiadas desta afinidade literária. Se soubesse que um livro de David Lodge teria este efeito, juro que já teria lido todas as suas obras há muito tempo.