terça-feira, 6 de julho de 2004

Saudades das aulas

Há quase dois anos dei a minha primeira aula. Não posso negar que no início estava com medo por não saber o que ia encontrar. Fui cheia de preconceitos porque, depois de um ano na faculdade tão desmotivante como o 5º, tinha a certeza de não querer ser professora. Em pouco tempo, os meus alunos fizeram-me mudar de ideias. Chegou uma altura em que percebi que adorava ensinar o pouco que sei, gostava de sentir que podia ajudá-los quando me procuravam aflitos. Tenho saudades dos meus alunos pestinhas, das brincadeiras, das gargalhadas. Tenho saudades da escola, dos intervalos, de almoçar perto dos alunos no café. Mas do que mais tenho saudades é de ensinar, entrar na sala com um sorriso e sair com a sensação de que todos tínhamos aprendido alguma coisa.

(Reflexão feita quase com uma lágrima depois de falar com uma antiga aluna no messenger)