sábado, 13 de novembro de 2004

Uma aventura

Toda a minha geração cresceu a ler a colecção da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada. Devoravamos os mistérios e investigações das gémeas, do Pedro, do Chico, do João, do Faial e do Caracol. Agora resolveram "mastigar" os livros para os meninos e fazer uma série de TV. A minha pergunta é: quem é que faz aqueles castings? Por favor, nem é preciso ler os livros, basta olhar para os desenhos. Não me voltem a dar gémeas morenas, "caninas" com o dobro da altura e Chicos com caras de betos (ou do Alexandre Personne, não sei o que é pior). Não fizemos mal a ninguém.

Para finalizar a minha inquietação só queria contar-vos um episódio que presenciei abismada na Feira do Livro de Lisboa. Estava a Ana Maria Magalhães na banca da Caminho à espera da hora da sessão de autógrafos e vem uma senhora professora de Português que não só não conhecia a autora como a trata com a má educação com que trataria (pelos vistos) qualquer pessoa que a estivesse a atender. Parece-me um ultraje que uma professora de Língua Portuguesa não conheça uma das mais importantes escritoras da literatura infanto-juvenil em Portugal e que ainda por cima se dê ao luxo de ser mal educada.