terça-feira, 1 de março de 2005

Um nome entre vários

Talvez por ter um nome complicado de se dizer, tenho acumulado desde que nasci vários diminutivos. Na verdade, detestava diminutivos, assim como detestava o meu nome, mas tive de aprender a gostar dele. É complicado ter de passar a vida a soletrar o primeiro e o último nome para ter a certeza de que são escritos correctamente. Não posso culpar ninguém, se os meus próprios irmãos há vinte e seis anos resolveram chamar-me algo que não tem qualquer semelhança com o meu nome pelo simples facto de não conseguirem dizer Jessica. Tenho pelo menos uns cinco diminutivos, todos eles usados por diferentes grupos de pessoas, entre família, amigos do liceu, amigos da faculdade e amigos de palmo e meio. Com a minha amiga mafaldinha aprendi que um diminutivo é sinónimo de carinho. Jessica ou qualquer outra coisa, sou sempre eu, mas tratada de forma especial por pessoas especiais. Só a minha Mãe nunca me chamou outra coisa senão Garota.