sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Livro de Receitas

Para a Sophia, a Cris e a mãe da Jess (apesar do jantarinho ficar prometido)


(foto daqui)

Moussaka

Ingredientes (4 a 6 pessoas):
800g de beringelas; sal; 2,5 dl azeite; 200g de cebolas; 600g de tomate; 600g de carne picada; 2,5 dl de vinho branco seco; 1/4 colher de chá de açúcar; 1/2 colher de chá de canela em pó; pimenta preta moída; oregãos; 1 ramo de salsa; 100g de pão ralado; 100g de queijo graviéra ou parmesão; 40 g de manteiga; 4 colheres de sopa de farinha; 7,5 dl de leite; noz-moscada noída; 2 colheres de chá de sumo de limão; 3 ovos

Preparação:
1. Lave as beringelas, retire-lhes os pés e corte-as em rodelas grossas. Coloque-as em água fria com um pouco de sal durante aproximadamente 20 minutos. Depois escorra-as e enxugue-as com papel de cozinha.
2. Aqueça 3 a 4 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande. Adicione as beringelas aos poucos e frite-as dos dois lados em lume forte, até alourarem. Coloque as rodelas de beringela sobre papel de cozinha para absorver a gordura.
3. Descasque as cebolas e corte-as em cubinhos. Pele os tomates e corte-os em cubos também. Leve as cebolas a refogar até ficarem vidradas. Adicione a carne picada e deixe-a refogar em lume forte até o líquido ter evaporado.
4. Junte o tomate, o vinho branco, o sal, o açúcar, a canela e a pimenta, tape e deixe cozinhar em lume médio durante cerca de 5 minutos. Lave a salsa e os oregãos, arranque as folhas, pique-as e junte-as ao preparado. Cozinhe a carne durante mais 5 minutos e deixe arrefecer.
5. Aqueça previamente o forno a 180º. Misture cerca de 2 colheres de sopa de pão ralado e metadodo queijo à carne picada.
6. Prepare o béchamel.
7. Bata 2 ovos e misture-os no molho, juntamente com o resto do queijo. Pincele uma forma rectangular com manteiga e polvilhe com pão ralado. Misture 1 ovo à carne picada. Coloque no fundo da forma metade das rodelas das beringelas. Espalhe a carne picada por cima, cubra com o resto das beringelas e deite o molho por cima. Polvilhe com queijo. Leve ao forno durante cerca de uma hora. Depois, corte em quadrados e sirva imediatamente.