segunda-feira, 26 de junho de 2006

Anonimato

Acontecimentos desta última semana levaram-me a reflectir acerca do anonimato que a internet permite. Se tem o seu lado bom, porque se podem conhecer pessoas, se perdem inibições, não nos sentimos intimidados perante questões etárias, rácicas, ideológicas ou de género. Tem definitivamente o seu lado mau.
Numa cidade pequena como aquela em que vivo, onde quase todos nos conhecemos, há muitas questiúnculas de poder, invejas e afins que não são resolvidas pessoalmente porque as pessoas são (basicamente) cobardes. Servem-se, então, da internet como paraíso do anonimato para poderem fazer toda a espécie de acusações - fundamentadas ou não - nomeando directamente pessoas "poderosas" ou "conhecidas" sem darem a cara. É tão fácil dizer tudo aquilo que nos vem à cabeça, quando sabemos que ninguém nos pode exigir uma prova, ou tão simplesmente confrontar-nos com o que afirmámos.
Era bom que num país livre como Portugal, ninguém sentisse a necessidade de se "mascarar" detrás de um computador para atacar ninguém. Se dizemos a verdade porque teremos ainda medo de a dizer abertamente? Ou será que o que nos move não é a busca do Bem, mas sim a inveja que nos continua a correr nas veias?

7 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente ctg, mafaldinha. Para mim aqueles q se aproveitam da internet para criticar alguém e ainda por cima sem se identificarem n merecem o mínimo de respeito. Esconderem-se atrás de um ecran para "deitar abaixo" alguém? Pessoas c falta de personalidade diria eu, pois se a tivessem diriam as coisas cara a cara e n através de algo ou alguém. Enquanto as pessoas n colaborarem umas c as outras para um bem comum, n respeitarem o "outro" e n tiverem coragem de assumir o q fazem ou dizem, parece-me q a inveja e a cobardia só tendem a aumentar.

menir disse...

É inacreditável que as pessoas não tenham coragem para assumirem o que dizem. Por que cargas de água é que se derem a cara mudam as suas "verdades"? Já se sabe que numa cidade mais pequena as interdependências são sempre mais fortes, mas isso não implica o fabrico de opiniões que se modificam consoante o cenário. Se os próprios não chegam lá por si, duvido muito que se consiga martelar à força estas ideias no cérebro de qualquer um deles.

Anónimo disse...

A inveja é uma chatice, principalmente quando vem das pessoas que menos esperamos...

Nesses casos nada mais apropriado que usar o velho adágio françês "caguer et ander"!

Anónimo disse...

Pessoas assim há em todo o lado e a fronteira entre "bons" e "maus" varia consoante o lado da história que se conta.

Já agora, francês, sem cedilha, por favor!

mir disse...

Vindo da terrinha em questão aposto na segunda hipótese.

Anónimo disse...

A cedilha coloco-a onde eu quiser e bem entender!

Anónimo disse...

Peço desçulpa, çim? Çó tava a tentar çer çimpático!