terça-feira, 13 de junho de 2006

Candidatura de Marvão vai ser retirada



Há coisas que é preferível não comentar.

16 comentários:

Anónimo disse...

Ó amiga, estava à espera disto. Não te iludas, olha que aquilo não é bem o que se pensa. Como é que uma vila que quer ser elevada a património mundial tem "técnicas de turismo" no respectivo posto de turismo que quando são aolicitadas para fazer visitas guiadas a grupos de visitantes que fazem mais de 300 kms para irem a Marvão, dizem coisas como:
"Isto Marvão não tem história nenhuma, é o castelo e pronto!" ou...
"Não costumamos fazer visitas guiadas, as pessoas vão e lêem o que está nos placards" ou...
"Desculpem, o museu cheira a mofo e as vitrines estão cheias de bichos secos... é da Serra de S.Mamede!"

Admira-me é como é que têm coragem de concorrer...

mafaldinha disse...

Sim, mas é triste isso. É triste ter uma beleza natural (incomparável na minha opinião, mas posso estar só a ser bairrista) como Marvão, que já merece ser cuidado como Património da UNESCO e deixarem escapar mais uma vez a candidatura por inércia e inépcia. (Lamento se estou a ofender alguém, mas a mim ofende-me a quantidade de anos que ando a ouvir falar desta quimera distrital)

menir disse...

Mas... O QUÊ?
Não há abaixo assinados que possamos pôr a circular? Retirada como, pela própria Câmara?
Muito triste mesmo!! Quando falo de Portalegre, se disser que fica perto de Marvão, sa pessoas acham muito mais fácil de situar no mapa. E vamos deixar isto ficar assim?

mafaldinha disse...

É absurdo, não é? Mas se leste a notícia parece-me óbvio o que aconteceu... parece que esta candidatura nunca vai passar disso, é o D. Sebastião do distrito. Menos mal que eu não falo muito em relação ao tema, porque os meandros são revoltantes.

Anónimo disse...

Cara Mafaldinha
Cheguei ao seu blog através do Em Portalegre Cidade e logo para ver um post que me diz respeito a mim enquanto marvanense.
Fiquei surpreendido qnado li palavras como inércia e inépcia. E permito-me perguntar de quem? da Câmara ? da Comissão da Candidatura? do Estado Português? da UNESCO?
Sendo ou não o D. Sebastião do Distrito (há muitos por este país, alguns voltaram em manhãs de nevoeiro, outros não) a verdade é que na minha humilde opinião marvão já ficou a ganhar só com a candidatura: veja-se as enormes obras de enterramento de cabos que decorrem em marvão, com orçamento suportado ela U.E.. Vejam-se as novas unidades hoteleiras, os restaurantes (olhe a Portagem) e as lojas de artesanato). Veja-se também a divulgação do nome da terra (como referido aqui, mts vezes mais conhecido que Portalegre).
Admito que esperava outro desfecho, mas ainda triste, vejo que a porta ainda não se fechou, como vi nas notícias e procurei saber junto de gente envolvida.
Não sei que a Mafaldinha é marvanense como eu, e admito ue não é preciso nascer aqui para se gostar de Marvão..mas para falar de meandros revoltantes, aí sim, é preciso conhecer por dentro os 8 anos desde que começou este processo. É o caso?
Ficam as perguntas e o desafio: não fica bem a ninguém falar com meias palavras, principalmente quando se sabe do que se fala (e não duvido que seja o caso...)

menir disse...

Caro Fonseca, a indignação da mafaldinha é exactamente por gostar de Marvão. A minha também, se existe cantinho Luso que considero merecedor de tais honras, é exactamente esse. Não estou a par de todos os factos sobre o assunto, mas gostava de facto que alguém me explicasse porque é que estas iniciativas morrem no porto.
Que não fiquem dúvidas sobre a dedicação à causa.
A mafaldinha pediu desculpa se por acaso ofendesse alguém, e pelos vistos ainda bem que o fez. Sinceramente não era muito pior que alguém achasse que estes acontecimentos eram algo de bom?...
Mafaldinha, desculpa lá o lençol...

mafaldinha disse...

Caro fonseca,
Fica mal falar com meias palavras, realmente fica, se calhar exagerei nos termos utilizados ao comentar o que disse que não faria. Provavelmente comentei ainda no calor da notícia e não é algo que goste de fazer.
Não sou marvanense, mas amo Marvão como apreciadora de beleza e portalegrense que sou. "Inépcia e inércia", parecem-lhe expressões exageradas? Talvez o sejam, mas que uma candidatura de 8 anos seja retirada pelo seu "mentor" para mim diz-me muito da forma como estava a ser levada.
Admito não conhecer o processo por dentro ao longo destes 8 anos, mas conheço o que o precedeu, as ideias que lhe estão por trás, aquilo que levou à materialização desta candidatura, e garanto-lhe que há meandros pouco claros. Como não sou quem de direito para os reclamar não o faço, não gosto de meter foice em seara alheia.
Ainda bem que a candidatura serviu para algo (enterramento de cabos, como diz) mas a mim revolta-me saber que serviu para tão pouco. Já sabe há sempre quem veja o copo meio cheio e quem o veja meio vazio.
Bem-vindo ao figuras!

mafaldinha disse...

À vontade, querida Menir, é bom saber que me entendeste. E a pergunta que fazes no fim do teu comentário é exactamente o que me inquieta.

Anónimo disse...

Cara Mafaldinha

Peço desculpa por voltar a insistir, mas acabei por não ver satisfeitas nenhumas das minhas pretensões, mas a verdade é que está no seu direito, afinal o blog é seu.
por "mentor" do projecto eu posso entender várias entidades: a Comissão de Candidatura, na pessoa do seu coordenador, a Câmara, que pôs a máquina a andar; o Estado PortuguÊs que tinha Marvão como sua candidatura Oficial ou a própria UNESCO, que tutela toda a esta questão.
Se não quer clarificar os meandros, mais uma vez está no seu direito,afinal somos livres para opinar sobre tudo aquilo que entendemos, tendo para isso justificação ou não.
Para mim a Candidatura serviu para muito, nºão vou entrar em considerações da minha vida pessoal, basta-me dizer que só por isso estamos a ter agora esta conversa internauta, estamos a discutir Marvão, eu vejo isso como positivo.
Como positiva vejo também o facto de se estar a equacionar a possibilidade de se avançar com um processo conjunto com outras terras semelhantes portuguesas e espanholas, tal como refere a notícia publicada no "em portalegre cidade"
Para mim a porta ainda não se fechou é dar tempo, nada do que é realmente importante se conquista rapidamente, e os marvanenses sabem disso. Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Menir
Também na nossa vida pessoal há muitas iniciativas que morrem no porto, a vida é isso mesmo, feita de vitórias e derrotas. O que interessa é sonhar, e os marvaneneses sonham cá "do alto". Se quer pedir justificações a alguém, eu forneço-lhe se quiser alguns contactos úteis, encontrei por exemplo na página da C.M.M. o contacto do Gabinete da Candidatura!
Para finalizar, é obvio que ninguém vê esta notícia como algo de positivo,são más notícias e ponto final, só quem não gostasse de Marvão poderia ficar contente.

Anónimo disse...

Sem querer ofender, o resultado que estamos aqui a comentar resulta de uma "birrinha de políticos"!
É o país em que vivemos...

mafaldinha disse...

Caro fonseca,
Espero que me perdoe não satisfazer as suas pretensões, mas realmente este é um tema no qual não me penso alongar. Dou-lhe razão quando dizia que eu não deveria ter falado com pouco conhecimento, aqui deixo o meu "mea culpa". Só espero que a nova candidatura conjunta vá avante e Marvão tenha o reconhecimento internacional que penso que merece ter. Agradeço as suas visitas, foi um prazer debater consigo, espero que volte, é destas conversas que são feitos os bons momentos bloguísticos (se é que a plavra existe).

menir disse...

Caro Fonseca
Já li o post do "em portalegre cidade", também me parece a candidatura conjunta um bom passo a seguir. Concordo com o que afirma, mas ao questionar essas mesmas iniciativas que não são concretizadas, talvez achemos a solução que nos pode permitir o "salvamento" de outras ainda por surgir.
Junto os meus sonhos portalegrenses aos sonhos dos marvanenses (muito mais altos).
Cumprimentos

Anónimo disse...

PORTUGAL É PEQUENINO.Tem muitas e bonitas paisagens, tem alguns "Marvão", mas por ser pequenino não tem muitos.
Portugal é pequenino. Tem algumas pessoas inteligentes, mas por ser pequenino não tem muitas.
portugal é pequenino. Tem poucas pessoas espertas, e talvez algumas se queiram governar através do "transfronteiriço" como já se governaram com a candidatura de Marvão, que acabaram por retirar.

Anónimo disse...

Há cerca de 2 semanas um colega meu (fonseca) alertou-me para o que andava a ser dito neste blog acerca da Candidatura de Marvão a PAtrimónio Mundial. Na altura, apesar de ter lido, não fiz comentários, porque para mim é um assunto sério de mais para o discutir com pessoas que não conheço. Quis o destino que ontem desse de caras no blog de portalegre com um post sobre as terras raianas (a que marvão pertence) e simultaneamente tivesse passado por aqui para ver se havia mais comentários.
Percorrendo o figuras de estilo bastou-me juntar dois mais dois e penso eu agora estar a dirigir-me a uma antiga colega de escola (corrijam-me se estou errada).
Serve esta introdução para dizer que tenho pena de ter sido avisada da existência deste post, às vezes é preferivel não conhecer e assim não sair melindrada...
O meu pai é o coordenador da candidatura e portanto, ainda que não claramente, é visado neste post. Tenho pena que tenham sido usadas palavras como inépcia e inércia por alguém que depois acaba por admitir que não conhecer bem o assunto. Tenho pena ainda que se fale de meandros pouco claros e depois não se esclareça o que se pretende dizer. Tenho a pena que se refiram questões monetárias (COM TOTAL DESCONHECIMENTO DE CAUSA, CARO ANÓNIMO)... Não referes quem consideras ser o mentor da candidatura, mafaldinha, mas na verdade há coisas que para bom entendedor meia palavra basta. Tenho pena que só te lembres que é feio ofender os outros na sombra do anonimato quando te toca a ti. Eu sei que não o fazes abertamente, mas a mim, como podes compreender, caiu-me mal.
Resta-me ainda acrescentar que sobre a Candidatura de Marvão saiu um comunicado que está disponível no site da C.M. Marvão. Talvez ajude a esclarecer os porques e os porque não... Mesmo assim, admito que cada um tem direito a exprimir a sua opinião, não podemos agradar a gregos e a troianos,e admito que este é um assunto que interessa À população em geral...

Anónimo disse...

Este é o teu blog, mafaldinha, e nele tens o direito de falar sobre tudo e sobre todos, como tu bem entenderes. Mas mais uma vez, tenho que dizer, que tenho pena que alguém que ainda há pouco tempo demonstrou tanto interesse sobre a minha vida junto da minha mãe, venha agora demonstrar tanta falta de "tacto". Não me julgues ofendida, acredita que já sofri bem mais sérias e directas afrontas (veja-se o blog da portagem). Na vida temos que dar importância ao que tem importância, e eu não dou demasiada importância aos blogs,sejam eles de quem forem, porque lhes conheço os defeitos...

Tu de facto não referes directamente o meu pai, assumo isso, mas não sei porquê, tive necessidade de te fazer esta "confrontação". Acredita que se quiseres, te posso fornecer todos os esclarecimentos que entendas necessários sobre a questão da Candidatura, eu sei bem o que falo, não só enquanto filha do coordenador mas principalmente como funcionária da autarquia de Marvão. Cumprimentos ao Figuras de Estilo e Às suas administradoras (espero não me ter enganado na identidade da Mafaldinha, seria um erro bem grave) e fico-me por aqui, acabando a trascrever umas palavras tuas, Mafaldinha, que para mim fazem todo o sentido:


"Numa cidade pequena como aquela em que vivo, onde quase todos nos conhecemos, há muitas questiúnculas de poder, invejas e afins que não são resolvidas pessoalmente porque as pessoas são (basicamente) cobardes. Servem-se, então, da internet como paraíso do anonimato para poderem fazer toda a espécie de acusações - fundamentadas ou não - nomeando directamente pessoas "poderosas" ou "conhecidas" sem darem a cara. É tão fácil dizer tudo aquilo que nos vem à cabeça, quando sabemos que ninguém nos pode exigir uma prova, ou tão simplesmente confrontar-nos com o que afirmámos. "