sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Ai a ética, a ética!

Lembro-me de que quando chegámos à blogosfera (há uns dois anos e meio) estava muito acesa a questão da propriedade intelectual. Debatia-se se o que se escreve num blog tem ou não direitos autorais, se se pode copiar para outro ou não, fazendo (ou não) a devida menção ao autor. Também ao longo deste tempo ressaltámos aqui textos ou pequenos excertos de que gostamos particularmente. Já fomos acusadas de plágio duas vezes, uma delas por uma pessoa que apenas queria incomodar e se delatou quando foi confrontada com a acusação, outra com alguma razão da pessoa que nos chamou a atenção para o facto, e que corrigimos imediatamente. Já fomos também nós "plagiadas" uma ou duas vezes, mas para manter regularidade na escrita quem não caiu já no erro?
Passeando pelo technorati, a parte diplomática deste blog descobriu alguém que no corrente mês nos citou 6 vezes em 5 posts. Uma homenagem, um orgulho, diriamos nós. Sê-lo-ia, sim, se 3 essas citações não fossem completamente desprovidas do nome das autoras, duas delas com um link quase invisível numas reticências e a última, essa sim, com link visível, mas sem o nome do nosso cantinho em qualquer parte. Não me incomoda particularmente que me citem (ainda que ache que não o mereço) sem chamar a atenção para que tal texto é meu, o que me chateia, bastante, é que quando todos os comentadores assumem que a autora é aquela que apenas citou, nenhuma vez esse "mal-entendido" tenha tido esclarecido. Curioso é, que em todos os arquivos a dita menção da fonte não tenha sido esquecida com mais ninguém.
Não nos achamos particularmente originais, até nem somos fãs de nós próprias, mas depois de tanto tempo é difícil manter um blog vivo. Mantê-lo-emos enquanto nos der prazer, enquanto conseguirmos escrever coisas vindas de nós, e sempre que citemos outros far-lhes-emos a devida vénia, pedimos apenas que a actuação para connosco seja a mesma. E obrigada pela homenagem que tantas citações pressupõem.
Este post é da exclusiva responsabilidade daquela que o assina

3 comentários:

Paula disse...

Peço desculpa, mas se há coisa q tenho feito ultimamente a toda a gente q conheço é recomendar o vosso blogue, por achar q é absolutamente fantástico. Não mencionei o vosso blogue apenas algumas vezes, mas já o tinha feito e uso sp as devidas aspas p não usurpar aquilo q não me pertenço!!!
Não costumo utilizar o q não é meu e não o faria no vosso caso!
Talvez pq enviei o vosso link para todas as amigas q sei q gostariam de passear por este vosso canto, nem tive a devida preocupação em por o link. Mais uma vez peço desculpa, nunca foi minha intenção plagiar-vos!!!!
De qualquer forma, já corrigi essa situação!
As minhas sinceras desculpas!

Paula disse...

leia-se: não costumo utilizar como meu aquilo q não é

mafaldinha disse...

Obrigada pelo esclarecimento Paula. Claro que vimos as aspas, mas umas aspas podem querer dizer muitas coisas, não queriamos dizer que pensaste plagiar-nos, se leres bem não é isso que digo. Digo que nos magoou encontrar-nos citadas sem referência, e sem que esclareças nas caixas de comentários respectivas que os textos não são teus.
Agradecemos as homenagens e as recomendações que muito nos orgulham e se fizemos este reparo foi porque nos afectou o que vimos. Obrigada por vires esclarecer a tua posição, era exactamente isso que esperávamos de ti (depois de termos lido tudo o que escreveste).
Beijinhos e bem-vinda à caixa de comentário

(Quando falo de plágios, não eram teus e também essas situações foram resolvidas na devida altura)