quarta-feira, 1 de abril de 2009

Aprende Português, abrir-te-á muitas portas


O Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura lançou uma campanha de promoção da Língua Portuguesa como segunda língua estrangeira nesta região espanhola. Tendo em conta que em Portugal o castelhano já é a segunda língua de eleição de todos os adolescentes, parece-me interessante que nós - portugueses - analisemos a forma como a nossa língua é publicitada na região vizinha.

Num país em que a segunda língua estrangeira ainda não é obrigatória, todos os idiomas que não sejam o inglês têm que se afirmar como vantajosos para ser escolhidos e, dessa forma, o seu ensino crescer em número e em qualidade. Proponho-vos que vejam os spots publicitários lançados para a televisão em que uma rapariga e um rapaz nos demonstram como puderam ascender profissionalmente por terem aprendido a língua de Camões. Agrada-me que falem com erros, com uma pronúncia marcadamente espanhola, tendo em conta que o seu público-alvo tem que entender que o importante é a comunicação e não se sentir inibido. Teria sido muito fácil escolher um professor de português ou até mesmo um qualquer actor luso, mas isso seria enganar, não vos parece?

2 comentários:

Rita disse...

Muito BOM!
Amo... assim de paixão! Ver se começamos a ir a Espanha e eles entendem o que quer dizer: "Olá"! Ou pelo menos um esforço,ainda que pequenino!

Gosto da pronuncia!
:D

mafaldinha disse...

Eu também acho muito bem conseguida a publicidade por isso é que decidi pôr aqui. Espero que sejam verdade os acordos, os tratados e o Português como 2ª língua.