sexta-feira, 28 de maio de 2004

Que saudades!

Em época de Roland Garros batem as saudades dos amantes do ténis pelos grandes jogadores: Boris Becker, Steffi Graff, Martina Navratilova, Marcelos Rios (não consistente mas incrível nos dias bons), Mary Pierce, Iana Novotna, Bjorn Borg... e tanto outros.
Claro que ainda temos um Agassi sempre em grande forma, temos uma Monica Seles que continua a lutar como a grande campeã que é, e as esperanças em Andy Roddick e Kim Clijsters.

Mas o ténis mudou, nos homens nota-se a falta do carisma dos jogadores de antigamente (os que o ainda o têm são os que se mantêm em jogo ao cabo de anos e anos de carreira), mas no jogo femenino perdeu-se a beleza da técnica perante a brutalidade e a força pela força.
Não entendo o prazer de ver uma mulher demasiado musculada a perder jogos porque sem força no serviço não é nada. E os ensinamentos de Steffi Graff? Que nos mostrou que uma menina magricela e demasiado alta, pode ganhar pela velocidade e pela elasticidade? Foi imbatível frente a qualquer um durante anos, era um orgulho vê-la jogar e ver que mesmo lesionada sabia dar a volta à partida. Era mais do que qualquer outra coisa uma enorme atleta.
E as acrobacias de Becker? A maneira impressionante como chegava a qualquer bola, até aquelas em que nem mesmo ele acreditava.
Antes valia a pena ver ténis, agora (salvo raras excepções) nem por isso.

3 comentários:

Jessica disse...

Este ano roland garros está a deprimir-me profundamente... Agassi, Roddick, Ferrero já eliminados... Por quem vou torcer agora?

Anónimo disse...

Bom eu sou fã de ténis! Continuo a seguri fervorosamente os encontros mesmo sem "as velhas glórias"!
E adoro alguns dos novos tenistas... e para quem ñ sabe por quem torcer aqui deixo algumas sugestões no masculino:
- Marat Safin
- David Nalbandian
- Lleyton Hewitt

Jessica disse...

Sinceramente, eu queria manter este único leitor que temos, mas estes gostos em relação ao ténis parecem-me um sacrilégio...

:P