domingo, 1 de outubro de 2006

Sedimentos

É duro entender que com a passagem do tempo também as pessoas mudem e que aqueles que nos eram mais próximos, hoje já não sejam os mesmos e já não nos identifiquemos com eles. Tudo aquilo porque passamos na vida, deixa uma marca, um sulco, uma ruga, e altera os nossos comportamentos e atitudes inevitavelmente. Mas os sentimentos não, esses ficam intactos, sempre à espera que tudo volte.
Como não vemos que mudámos não queremos que os demais estejam diferentes, queremos que as relações continuem iguais ao que foram, porque assim sentimo-nos mais aconchegados. Tal como nós crescemos com os anos, também o fizeram os que ontem estavam ao nosso lado. Não seria mais fácil aceitar os outros com as suas mudanças do que ficarmos magoados por nada ser igual ao passado que nos uniu? Tento sempre não julgar os meus amigos (de hoje e de ontem) porque sei que também eles não me reconhecem, mas custa quando vejo que já não há laços, só um passado comum e nenhuma perspectiva de futuro.

4 comentários:

Jessica disse...

A mim custa-me muito entender também os amigos que não percebem que mudaste, aqueles que te acreditam igual à pessoa que eras quando andavas com eles na escola. Aqueles que não cresceram e que não te viram crescer e continuam a ver-te com a mesma ingeniudade e inexperiência de antes.

mafaldinha disse...

Sim, é disso que falo, aqueles que pensam que ainda somos os mesmos e se vêem muito "adultos" ao nosso lado apenas porque tivemos outras experiências ou fizemos opções diferentes das deles. E se notares, muitas vezes revoltam-se contigo por já não responderes da mesma maneira que antes, por as coisas que eles contam já não serem uma novidade... Mas há também os que não querem que tenhas crescido e ateimam em tratar-te como naquela época (a uma vida de distância) por muito que vejam que já não és assim.

M. disse...

As coisas são como são. E só acho que mais vale aceitarmos as pessoas como são ou como pretendem ser. É uma atitude mais sã e menos esgotante :)

mafaldinha disse...

Ora aí está, caríssima m, eu sei disso, tu também, porque é que há gente que não entende uma fórmula tão simples como 2 + 2 = 4?