quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Revisitação

Há uns dias recordei uma conversa de há dez anos; ontem um post fez-me voltar a pensar nela.
À porta do bloco F, na velhinha Escola Secundária Mouzinho da Silveira (o Liceu, para quase todos) seis alunos do 12º ano, ainda cheios de esperanças e de medos, discutiam o futuro. O fim do ano lectivo ia trazer-lhes uma mudança de vida radical, sair da escola e da terra que os viu crescer, deixar a protecção dos pais, ser adultos.
Três deles afirmavam que o adeus seria um até breve, que queriam voltar àquela cidade "cercada/ De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros", queriam ajudar a que se desenvolvesse, a que pudesse ter mais oportunidades para outros (aquelas que eles não iam ter); os outros três, pelo contrário, queriam deixar o passado para trás, partir para sempre. Só dois se mantiveram fiéis aos seus propósitos, apenas um voltou para "casa".
Dez anos depois, o que diriamos acerca dos nossos futuros se nos reencontrássemos?

13 comentários:

M. disse...

Eu diria certamente que não esperava encontrar-me aqui... Mas será isso necessariamente mau? :)

mafaldinha disse...

Claro que não, amiga, não estava a fazer julgamentos de bom e mau, estava apenas a raciocinar em como a vida nos leva por caminhos diferentes àqueles que imaginamos para nós. Eu também não me imaginaria aqui...

Anónimo disse...

Acho que à saída do liceu são poucos os que acertadamente profetizam o seu futuro! ;)
Os caminhos da vida têm a insistente tendência para se sobrepor aqueles que os nossos sonhos traçam!

:) baci

Anónimo disse...

Presa na retina da memória ficaram-me as nossas tardes de verão a andar de um lado para o outro, tentando adivinhar o futuro... Entretanto, as encruzilhadas foram outras que não aquelas sonhadas! Será que ainda nos reconheceríamos passada uma década do início destes nossos sonhos? Beijos

mafaldinha disse...

Creio que aqueles que levamos no coração não se esquecem nunca e se podem reconhecer a qualquer momento, por uma metáfora delatora, por uma pontuação familiar. As saudades que encerramos cá dentro, e às vezes chamam baixinho, não nos deixam esquecer nada. Estamos diferentes sem qualquer dúvida, mas continuo a acreditar que passeios cheios de sonhos e confidências partilhados, nos quais o calor só é superado pela força da amizade são para sempre.
Beijos para ti também!

mir disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mir disse...

e se passado dez anos deres por ti com o Liceu à volta mesmo sem teres voltado?

Ou estás muito mal ou era mesmo muito bom...prefiro acreditar na segunda hipótese!!

mafaldinha disse...

No teu caso acho mesmo que não podia ser melhor ;)

(Mas também te digo uma coisa, fico muito feliz de nós as duas termos um passado muito para além daqueles blocos)

Anónimo disse...

Eu estava lá?

mafaldinha disse...

Estavas. Que eu me lembre estavas sempre lá :)

Anónimo disse...

E o que é que eu disse? Recordas-te?

mafaldinha disse...

Que voltavas, tu eras das que queria voltar

Anónimo disse...

E cumpro a minha promessa, quer pelos retornos frequentes, quer pela profissão que me permite trabalhar sobre a "terrinha".

Beijocas