terça-feira, 27 de outubro de 2009

Se levares pontapés no rabo não te rales, é porque vais à frente!

Quando a mesquinhez das pessoas que mal conhecemos nos reduz ao silêncio - a resposta seria dar-lhes demasiada importância -, primeiro vem a tristeza, o auto-exame, o querer vasculhar no próprio passado para encontrar uma qualquer pontinha de culpa que nos explique porquês. Depois, vem a raiva, a sensação de impotência, a necessidade de espernear e gritar ao mundo (aqueles que para nós interessam) que não há um fundo de verdade naquilo que foi dito. Como adultos que somos, mais tarde percebemos que o melhor é mantermos a calma e o silêncio porque se alguém sente que é preciso tentar pisar-nos é porque se sente ameaçado/a.
Curiosamente uma das frases que mais vezes ouvi ao meu pai, enquanto crescia, aplica-se a mim agora da mesma forma que um dia se aplicou a ele.

4 comentários:

mir disse...

Que frase tão bem lembrada!!
A registar para repetir e repetir em certos dias... :)

mafaldinha disse...

É, não é? Eu andava a precisar de a assimilar, acho que consegui. :)

T disse...

Excelente frase! É que muitas vezes é mesmo isso. Olha, ignora, às vezes a melhor crítica/resposta é mesmo a ausência total de crítica/resposta...

Beijo grande e desculpa ser esta amiga desnaturada que este ano se esqueceu do teu dia! Enfim, sabes do que a casa gasta e que não é por mal!

mafaldinha disse...

Don't worry, it's no big deal!