quinta-feira, 10 de junho de 2004

10 de Junho

Hoje é dia de Portugal e isso levou-me a pensar nos símbolos da nossa nacionalidade. O Hino, a bandeira, a Torre de Belém, a saudade e o (maldito) Galo de Barcelos,...
Ok! O hino não está mal, até me orgulho da bandeira, a saudade nascemos com ela agora temos que nos aguentar à bronca - ainda que em Galês também exista uma palavra para este sentimento - e a Torre de Belém é de facto muito bonita. Mas o Galo? O Galo de Barcelos é horroroso, a história não prima pela estética e eu nunca conheci um português que apreciasse o bichinho.
Deixo uma proposta caros leitores, que tal substituir o Galo, ou apenas adquirir um novo símbolo para o nosso país? Esse sim, verdadeiramente delicioso, apreciado por todos, senhor de uma originalidade ímpar e um digno representante no estrageiro.



Os únicos e incomparáveis Pastéis de Belém. Que tal? Não estão já a ficar com água na boca?

6 comentários:

Jessica disse...

Siiiiiiim, pastéis de Belém a símbolo nacional, eu voto a favor. Mas têm de ser mesmo pastéis de Belém, se forem pastéis de nata (falsificações) não serve...

Anónimo disse...

Curiosamente numa das minhas últimas aulas de Didáctica do Alemão tivemos que organizar respostas à pergunta Was ist typisch portugiesisch? Ora eis que todos se lembraram dos pastéis de Belém mas ninguém mencionou os feiosos dos galos ou sequer a bandeira.. Ai que patriotas que nós estamos todos agora com a bandeirinha pendurada ao vento nas janelas a pedido de um brasileiro treinador :] Baci da maninha *

mafaldinha disse...

Pois é o meu melhor amigo acabou de me dizer que os pastéis de Belém são lisboetas e que português português são os pastéis de bacalhau. :( Mas, mas,... e não podem ficar os dois? É que eu não abdico dos pastéis de belém, chamam-lhe obsessão ou o que quiserem.

Que engraçado Lalinha que ninguém se tenha lembrado do maldito do Galo na tua turma de alemão, só vem corroborar a minha teoria de que nenhum português se identifica com aquilo.

Anónimo disse...

À maninha da Mafaldinha...a (brilhante!) ideia das bandeirolas à janela não foi do brasileirinho...foi desse grande vulto, marco histórico e símbolo nacional (não, não é o professor José Hermano Saraiva!) que é o professor Marcelo Rebelo de Sousa!!!
Quanto ao galito...concordo que se substitua...pelo pombo!!! É que, bem analisado, não há símbolo que mais tenha a haver com o povo português...há-os por toda a parte, são cinzentões, fazem imenso barulho por nada e, por onde quer que passem, vão deixando tudo sujo!!!
Ass.:LúciaGrande

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.